Exposição CCBB "O Mundo Mágico das Ningyos"

By ????? - novembro 10, 2009


Detalhe da foto: o chapéu do bonequinho é em origami (Capacete Samurai)

Nesse domingo fui com minha vovó Lilia e Aninha ao CCBB para apreciar a exposição "O Mundo Mágico das Ningyos". Muito linda!!
Estão expostas 118 bonecas japonesas de vários tamanhos que representam os costumes e as tradições da cultura nipônica. São representações de integrantes da nobreza, guerreiros, damas, serviçais, bebês, anciãos, exibidos e muitas vezes cultuados em diferentes festas no Japão. Incrível a delicadeza e detalhamento de cada boneca, principalmente as vestimentas e feições dos rostos!... Transmite muitas emoções! Amei!! E o melhor: pode fotografar!!

Com curadoria de Denise Mattar, a exposição proporciona um passeio por mais de 200 anos da cultura japonesa e revela facetas inéditas para o espectador brasileiro.

Para começar, evidencia que não há tradução exata para o vocábulo ningyo. Os bonecos japoneses não são como as bonecas ocidentais. Ningyo significa “forma humana”, independente de gênero.
Além disso, no Japão os ningyos não são peças para crianças brincarem. Desde sua criação (estima-se que há mais de mil anos), os ningyos são usados como figuras humanas em uma grande variedade de rituais.

São, ao mesmo tempo, celebrações da infância e representações dos desejos e expectativas dos pais para seus filhos. Assim, são fetiches que revelam os ideais profundos da alma japonesa.
A coleção pertence ao Embaixador Fausto Godoy.
A cenografia de Guilherme Isnard remete aos ambientes das tradicionais casas japonesas e suas paredes de papel, transmitindo muito aconchego e receptividade.
Além disso, há oficinas de origami aos finais de semana!! Programa imperdível aos amantes e apreciadores da cultura japonesa!! Recomemdo!!

Exposição: "O Mundo Mágico das Ningyos"
Até 10 de janeiro de 2010
Visitação: Terça a domingo, das 10h às 21h
Local: CCBB - Centro Cultural do Banco do Brasil, Sala Multiuso
Entrada Franca

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários